Blog

A Pena de Morte foi revogada por Deus?

Pena de morte ou pena capital é um processo legal pelo qual uma pessoa é morta pelo Estado como punição por um crime cometido. A decisão judicial que condena alguém à morte é denominada sentença de morte, enquanto que o processo que leva à morte é denominado execução. Crimes que podem resultar na pena de morte são chamados crimes capitais. A palavra capital tem origem no termo latino capitalis, que significa “referente à cabeça” (em alusão à execução por decapitação).

Neste último dia 02 de novembro Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, disse através das redes sociais que o imigrante uzbeque, responsável pelo atentado em Nova York que resultou na morte de oito pessoas, deveria ser morto.

 

 

 

Tradução: “Terrorista da cidade de Nova York estava feliz ao pedir para pendurar bandeira do Isis (Estado Islâmico) em seu quarto de hospital. Ele matou 8 pessoas, feriu gravemente 12. DEVERIA RECEBER A PENA DE MORTE!” 

Sayfullo Saipov, de 29 anos, disse que sentiu bem com o que fez e ainda pediu a permissão para exibir a bandeira do Estado Islâmico em seu quarto de hospital.

Quando analisamos este e outros casos onde a pena de morte é novamente trazida à tona, as discussões teológicas se afloram, pois, permite Deus a pena capital? Ao olharmos para a Bíblia, encontramos diversos textos onde a pena de morte deveria ser aplicada. Um exemplo está em Gênesis 9.6 – Quem derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue será derramado; porque Deus fez o homem conforme a sua imagem.

Outros textos podem também ser trazidos: Êxodo 21:12, 21:16, 22:19, Levítico 20:10, 20:13, Deuteronômio 13:5, 22:4 e outras referências poderão ser encontradas nas Sagradas Escrituras.

Não encontramos em nenhum momento Deus revogando esta autoridade, por mais que suas misericórdias sejam infinitas e o seu amor incomensurável.

Quando Jesus perdoou a mulher adúltera, ele não estava se opondo a pena de morte, instituída na lei, mas sim, estava condenando a hipocrisia dos fariseus, por isso disse:

“Aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire a pedra”

– João 8:7.

Um exemplo de pena capital é a morte de Cristo, onde Deus permitiu que um justo fosse morto pelo injusto. Então, fica a pergunta, o culpado também não deveria morrer pelo inocente?

Pois Cristo também foi sacrificado uma única vez por nossos pecados, o Justo pelos injustos, com o propósito de conduzir-nos a Deus; morto, de fato, na carne, mas vivificado no Espírito.

– 1 Pedro 3.18

Por fim, a pena de morte é um assunto de discussões quase que sem fim, na esfera jurídica e também na esfera religiosa. A ordem bíblica é a de que devemos nos sujeitar às autoridades constituídas:

Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas.

– Romanos 13:1.

Gostaria que você deixasse também a sua opinião sobre o assunto.

Deus te abençoe!!

Em Cristo,
#VivaExtraordinariamente