Blog

Aliviando o Peso do Ressentimento

ressentimento

O ressentimento, segundo o dicionário, é uma lembrança magoada de ofensa recebida. Friedrich Wilhelm disse que: “nada nesta vida consome uma pessoa mais rapidamente do que a paixão do ressentimento”.

Realmente, quando uma pessoa é tomada por um ressentimento, seja ele qual for, ela passa a carregar sobre seus ombros uma pesadíssima carga tornando sua viagem vagarosa e seu destino cada vez mais distante.

Conheço gente que pelo fato de não aliviar a bagagem do ressentimento, da amargura, da falta de perdão, simplesmente paralisou no tempo. Tornou-se imóvel diante da longa estrada da vida.

Já é comprovado pela ciência que, um dos principais responsáveis pelas doenças emocionais é o ressentimento. E, digo ainda que, os mais fortes remédios e fórmulas medicinais trarão apenas uma alívio momentâneo àquele que sofre com doenças deste tipo. Mas, o remédio mais eficaz e “gratuito” é o ato de liberar o perdão e acabar de uma vez para sempre com este mal.

Jesus abordou sobre este tema quando disse: “Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo e leve”. (Mateus 11:28-30).

Veja que, Jesus faz um convite a segui-lo. Mas para que isso aconteça, precisamos, primeiramente, abrir mão deste pesado cargo que às vezes está sobre nossos ombros, que pesa a nossa alma, que nos oprime, nos deprime, nos sufoca, nos coloca distante dos nossos objetivos.

Mas, que possamos aceitar o convite do Cristo amado. Que venhamos entender o quanto Ele está disposto a nos ajudar. Ele nos ensina a perdoar e nos ensina a amar. Ele caminha conosco, alivia nosso peso da dor, converte os ressentimentos em vida feliz.

Que Ele, o Senhor Jesus, preencha o seu coração.

Um abraço!!!

Pr. Emerson Alves.