Início » Blog

Perdão
Publicado por Pr. Emerson Alves em 03/09/2011 0:38H | Atualizado em 25/01/2015 22:56H

Perdoar significa literalmente cancelar ou remir. Perdoar é o cancelamento de uma obrigação, e encontramos exemplos na bíblia no sentido de cancelamento de dívidas financeiras.

Ao trazermos o ato de perdoar para o contexto da vida espiritual entendemos que esta ação se dá quando nós transgredimos a lei de Deus e nos tornamos devedores, portanto, precisamos do perdão de Deus sobre as nossas vidas.

Quando Jesus ensinou seus discípulos a orarem ao Pai, Ele disse: “Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores”. (Mt 6:12). Observe que o Mestre Jesus pede que Deus venha a nos perdoar na mesma proporção que nós liberamos o nosso perdão ao nosso próximo.

Nós também podemos transgredir a lei de Deus pecando contra o nosso próximo, ofendendo-o com palavras ou ações. Então, precisamos rogar o perdão de Deus, no entanto, precisamos também rogar por perdão à quem ofendemos.

Existem pessoas que não conseguem liberar perdão fazendo com que paredes de mágoas e de ressentimentos sejam levantadas entre eles. Jesus disse assim: “Portanto, se você estiver apresentando sua oferta diante do altar e ali se lembrar de que seu irmão tem algo contra você, deixe sua oferta ali, diante do altar, e vá primeiro reconciliar-se com seu irmão; depois volte e apresente sua oferta”(Mt 5:23-24).

Precisamos derrubar estas paredes para que venhamos alcançar bênçãos de Deus sobre nossas vidas. Precisamos perdoar aqueles que ofendemos e também aqueles nos ofenderam. A liberação do perdão derruba paredes e abrem portas para que o Espírito Santo venha agir em nossas vidas de forma plena.

O maior exemplo de perdão esta na ação de Deus em nosso favor, no sacrifício de Cristo sobre a nossa vida. A Bíblia declara que somos pecadores, “pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus” (Rm 3:23), mas recebemos o perdão de Deus quando confessamos os nossos pecados, reconhecemos os nossos erros e aceitamos a Cristo como nosso Salvador.

A morte de Cristo é o pagamento da nossa dívida. O apóstolo Paulo escreveu aos Colossenses 2:13-14 “Quando vocês estavam mortos em pecados e na incircuncisão da sua carne Deus os vivificou com Cristo. Ele nos perdoou todas as transgressões, e cancelou a escrita de dívida, que consistia em ordenanças, e que nos era contrária. Ele a removeu, pregando-a na cruz”.

A sua disposição está o perdão de Deus, o cancelamento da sua dívida e dos seus pecados. Confesse-os diante de Deus e rogue pela sua misericórdia. “Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia”. (Pv 28:13).

Perdoe o seu próximo, derrube as paredes que foram levantadas e recuse todas as mágoas, ressentimentos, ódios, desejos de vingança ou algo semelhante que o diabo quiser bombardear a sua mente e viva vitoriosamente!!!

Em Cristo Jesus,

Pr. Emerson Alves.