Estudos

Administrando Bem Nossas Finanças

Vamos verificar neste estudo alguns princípios para administrarmos bem nossas finanças e alcançarmos a bênção de Deus.

Jesus disse em um de seus discursos: “Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la? Pois, se lançar o alicerce e não for capaz de terminá-la, todos os que a virem rirão dele, dizendo: Este homem começou a construir e não foi capaz de terminar”. Lc 14:28-30 (NVI).

Aprendemos nestas palavras de Jesus, alguns princípios básicos para que possamos administrar ou governar os valores financeiros que farão parte dos nossos projetos.

 

1. Defina os objetivos.

Jesus apresenta um homem que desejava construir uma torre. A torre era o objetivo deste homem. Estabeleça objetivos e alvos para sua vida. Seja cursar uma universidade, ou na compra de um imóvel. Seja no futuro dos seus filhos ou na compra de um veículo. Escreva-os claramente, compartilhe suas idéias e intenções.

Muitas vezes somos tomados por dúvidas pelo fato de não termos claramente quais são os nossos objetivos. E as dúvidas farão com que venhamos a desistir dos nossos projetos.

Fp 3:13-14: “Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus”. (NVI)

 

2. Ouça conselhos.

Quando desejamos alcançar algo, é importante ouvir conselhos, pois através destes podemos fortalecer nossos ideais e pisar com mais firmeza nos terrenos que iremos andar.

Na mesma referência de Lucas 14, Jesus fala de um rei que se assentou com seus conselheiros para estabelecer uma estratégia de guerra.

O Sábio Salomão escreve em Provérbios 19:20: “Ouça conselhos e aceite instruções, e acabará sendo sábio”. (NVI)

Há uma antiga frase que diz: “O tolo erra sempre e nunca aprende; O inteligente erra e aprende com os seus próprios erros; Porém o sábio aprende com os erros dos outros e não comete os mesmos erros”.

 

3. Faça uma projeção de gastos ou investimentos.

Planejar gastos é um dos princípios mais importantes nesta caminhada. É lógico que você não irá com precisão acertar todos os números e valores que irão fazer parte do seu projeto, mas você tem condições de presumi-los e evitar prejuízos futuros.

Tenho por hábito, após calcular e planejar cuidadosamente qualquer projeto, acrescentar mais 10% (dez por cento) sobre o valor final. E digo a você que isto muito tem me ajudado a conquistar com sucesso os meus objetivos.

A Bíblia nos diz em Isaías 55:2 – “Por que gastar dinheiro naquilo que não é pão, e o seu trabalho árduo naquilo que não satisfaz? Escutem, escutem-me, e comam o que é bom, e a alma de vocês se deliciará com a mais fina refeição”.

 

4. Inicie pelos Alicerces.

Ora, aqui fala de alicerces, que é a base de tudo que iremos construir. Ninguém começa a construir um prédio, pelo terraço. Então precisamos com paciência iniciar por baixo. Muitas pessoas estão vivendo em fracasso porque não tiveram a humildade de iniciar seus projetos pelos alicerces, mas iniciaram por cima.

Inicie seus projetos pelos alicerces, pelas bases, e assim você irá conquistar as alturas e nada poderá fazer com que seus planos sejam destruídos.

Jesus fala em outra parábola dizendo: “Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha”. Mateus 7:24 (NVI)

Finalmente, estes são alguns princípios que fazem parte da minha vida, e espero que você possa tirar lições para sua.

Um forte abraço.

Pr. Emerson Alves
#VivaExtraordinariamente