Estudos

De onde procedem guerras e contendas?

guerras-e-contendas

Tiago 4:1 – De onde procedem guerras e contendas que há entre vós? De onde, senão dos prazeres que militam na vossa carne?

1. Guerras e contendas.

Essas coisas acontecem dentro da igreja entre as pessoas; não se trata de conflitos interiores individuais. “Guerras” referem-se ao conflito em geral; “contendas” referem-se às suas manifestações específicas. A discórdia na igreja não acontece por desígnio de Deus (Jo 13.34-35; 17.21; 2Co 12.20; Fp 1.27), mas resulta da mistura do joio (falsos cristãos) com o trigo (pessoas realmente redimidas) que formam a igreja.

2. Prazeres.

A palavra grega (da qual deriva a palavra “hedonismo”) sempre tem uma conotação negativa no NT. Os desejos passionais pelos prazeres do mundo que caracterizam os incrédulos (1.14; Ef 2.3; 2Tm 3.4; Jd 18) são a fonte interior do conflito externo na igreja. Cf. 1.14-15.

3. Vossa carne.

A expressão também é traduzida por “vossos membros”. Não se refere aos membros da igreja, mas aos membros do corpo humano. Tiago, como Paulo, usa “carne” para falar da natureza humana pecaminosa e caída (cf. Rm 6.19; 7.5,23). Os incrédulos (que estão em foco aqui) lutam (sem êxito) contra os desejos malignos que não conseguem controlar.

Fonte: Bíblia de Estudo MacArthur. Barueri, SP. Sociedade Bíblica do Brasil, 2010. RA