Liderança

Cabeça de Estudante, Coração de Mãe e Costas de Tartaruga

Assisti a uma palestra extraordinária neste final de semana, em nossa igreja, com o Pr. Santareno Augusto Miranda, natural de Angola e professor do Colégio Bom Jesus em Curitiba/Pr. Os assuntos apresentados pelo professor nos edificaram e ampliaram nossa visão de Reino de Deus.

Quero destacar aqui uma frase que muito me chamou à atenção quando o professor falava sobre algumas características do líder: “O líder deve ter cabeça de estudante, coração de mãe e costas de tartaruga”.

Analisando a frase dita pelo professor angolano aprendemos três grandes lições que podem ser úteis em nossa vida e devem ser aplicadas em nossa liderança:

1. Cabeça de Estudante: O líder precisa ter a mente aberta para aprender, para se atualizar de tudo o que acontece no mundo a sua volta. Jesus tinha esta virtude, ele procurava saber o que se passava na sua época, quais eram os acontecimentos relevantes, quem eram os governadores romanos, quais eram seus pensamentos e ideologias. Não existe o “líder que sabe tudo”, por isso, mais do que nunca, precisamos ampliar nossa mente para aprender mais e mais.

 

2. Coração de Mãe. O líder precisa ser misericordioso, amável, cuidadoso e ter preocupação com os seus liderados. O coração de mãe nos fala do amor, do cuidado e da compaixão. Jesus era amável e buscava estar próximo das pessoas. Jesus acolhia a todos indistintamente. Jesus falava com crianças, com adultos, idosos, ricos, pobres, homens doutos e pessoas leigas. Jesus amava a todos e os consolava com o amor de uma mãe. O líder precisa colocar em prática o amor.

3. Costas de Tartaruga. Não se trata de uma anomalia, mas sim, metaforicamente, entendemos que o líder precisa ter suas costas fortes, pois muitos o cumprimentarão, baterão em suas costas, no entanto, suas intenções serão as mais cruéis possíveis. Jesus enfrentou este tipo de gente. Muitos o aplaudiram, gritaram seu nome, mas, em momentos depois, o condenaram à morte e o acusaram de herege e blasfemo. Mesmo assim, Jesus não se deixou ser vencido pela hipocrisia dos homens, continuou firme e cumpriu o seu propósito. O líder precisa saber conviver com a falsidade das pessoas e não deixar que isto venha abalar suas realizações.

Tome estas lições para sua vida hoje!!!

Em Cristo,

Pr. Emerson Alves.