Família

Seja Bem Sucedido

Certa feita Jesus disse aos seus discípulos: “Se um de vocês quer construir uma torre, primeiro senta e calcula quanto vai custar, para ver se o dinheiro dá. Se não fizer isso, ele consegue colocar os alicerces, mas não pode terminar a construção. Aí todos os que virem o que aconteceu vão caçoar dele, dizendo: Este homem começou a construir, mas não pôde terminar!”. Lucas 14:28-30.

Entre muitas interpretações que encontramos sobre este momento, podemos extrair algumas lições importantes e que podemos aplicar em nossa vida na conquista dos nossos objetivos.

1. Defina quais são os seus objetivos.

Jesus apresenta alguém que deseja construir uma torre. Estabeleça um objetivo ou um alvo para sua vida. Seja este propósito o de cursar uma universidade, ou a compra de um imóvel. Seja investir no futuro dos seus filhos ou mesmo a compra de um veículo. Escreva-os claramente, compartilhe suas idéias e intenções com pessoas que vão lhe ajudar.

O apóstolo Paulo afirma “Porém uma coisa eu faço: esqueço aquilo que fica para trás e avanço para o que está na minha frente”. Filipenses 3:13.

2. Saiba ouvir conselhos.

Quando desejamos alcançar algo, é importante ouvir conselhos, pois através destes podemos fortalecer nossos ideais e pisar com mais firmeza nos terrenos que iremos andar.

Na mesma referência bíblica de Lucas 14, Jesus fala de um rei que se assentou com seus conselheiros para estabelecer uma estratégia de guerra. O Sábio Salomão escreveu em Provérbios 19:20: “Ouça os conselhos e esteja pronto para aprender; assim, um dia você será sábio”.

3. Faça uma projeção de gastos ou investimentos.

Planejar gastos é um dos princípios mais importantes nesta caminhada. É lógico que você não irá com precisão acertar todos os números e valores que irão fazer parte do seu projeto, mas você tem condições de presumi-los e evitar prejuízos futuros.

A Bíblia nos diz em Isaías 55:2 “Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão, e o vosso suor, naquilo que não satisfaz?”. Pense seriamente nesta palavra.

4. Inicie pelos Alicerces.

Ninguém começa a construir um prédio, pelo terraço. Então precisamos com paciência iniciar por baixo. Muitas pessoas estão vivendo em fracasso porque não tiveram a humildade de iniciar seus projetos pelos alicerces, mas iniciaram por cima.

Inicie seus projetos pelos alicerces, pelas bases, e assim você irá conquistar as alturas e nada poderá fazer com que seus planos sejam destruídos.

Por fim, estes são alguns princípios que fazem parte da minha vida, e espero que você possa tirar lições para sua.

Em Cristo,

Pr. Emerson Alves.